Hoje
em dia, é difícil saber quantas meninas não são antenadas e não ligam para
blogs de moda. A internet, um dos oligopólios globais de mídias, espalhou numa
velocidade extrema o tema que muitos acham bobeira, mas para outros é sinônimo
de investimento, e virou até profissão. Internacionalmente, o mês de setembro é
muito importante para esse mercado, no qual acontecem as principais semanas de
moda no mundo. Inspiradas neste conceito, muitas blogueiras brasileiras viajam
para Nova York, Londres, Milão e Paris para manter suas leitoras informadas
atuando como verdadeiras repórteres via seus próprios blogs.
Entre
a década de 90 e os anos 2000, assistimos a democratização das máquinas
fotográficas. Elas se tornaram cada vez mais baratas, proporcionando com que as
pessoas comprassem mais e com um preço acessível. Com a popularização do
eletrônico, muitas pessoas começaram a registrar nas redes sociais as roupas
que usavam em uma determinada ocasião, atraindo muitos comentários, é o que
chamamos hoje de “look do dia”. Mesmo causando muitas controvérsias, é fato que
isso chama muita atenção das leitoras dos blogs. Em 2005, esses veículos
começaram a fazer sucesso.
O
leitor de blog interessado em moda é exigente, e está procurando via web um
conteúdo de qualidade. Com muita intensidade, o veículo foi democratizado.
Qualquer pessoa, de qualquer classe social e estilo podem montar o seu blog.
Umas com um foco mais glamuroso, outras com um jeito mais “barato” de se fazer
moda.
A
estudante de Jornalismo e blogueira Juliana Sacramento é moderadora do blog
“Tem no meu quintal”. Sua página surgiu como apenas um hobby, um lugar para que
ela pudesse compartilhar o que tivesse vontade. Juliana tem como enfoque uma
moda mais acessível como, por exemplo, divulgação de brechós, decoração com
peças mais antigas, dicas de livro e de sebo, e também “looks do dia” com peças
das lojas de departamento.
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Blog "Tem no meu quintal", da estudante Juliana Sacramento |
– A moda
acessível é uma realidade pra mim. Bolsista, estagiária, moradora da Zona
Oeste. Eu nunca tive grana - nem vontade - de sair por aí e pagar quatrocentos reais
numa calça. Os preços praticados no Brasil são absurdos e não ter muita grana é
a realidade da maioria. Como eu sempre vesti coisas baratinhas, pensei: por quê
não compartilhar isso com todo mundo e provar que dá pra se vestir bem sem
gastar muito? – explica Juliana.
Já Alana Ruas, blogueira há
três anos do “Instinto de Vestir” e estudante de Moda, decidiu fazer um blog
para compartilhar com outras pessoas as suas criações do curso que estuda. Depois,
começou a achar interessante mostrar para as pessoas e também compartilhar os
“looks do dia”, que mais tarde, teve que investir mais para servir de
inspiração para as suas leitoras. O blog de Alana é mais conceitual.
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Blog "Instinto de vestir", da estudante Alana Ruas |

Embora
os blogs permitam a democracia, já que todo mundo pode ter acesso, a famosa tag
“look do dia” não pode ser incorporada nas vidas das leitoras de uma forma tão
fácil. A blogueira brasileira Thássia, por exemplo, em suas fotos postadas ela
usa blusa da Dolce e Gabana, sapatos da Shultz e bolsas da Hermés. São peças
inspiradoras, mas pesadas no bolso de algumas leitoras.
A
escala de atualização das proprietárias dos blogs de moda é diária, e, em
alguns dias, as postagens são feitas mais de uma vez. Quanto mais famosa a
blogueira for, mais postagens o veículo vai ter. Os conteúdos são diversos:
tendências, lançamentos de produtos de alguma marca nova, dicas e comentários
sobre a vestimenta de pessoas famosas em grandes eventos, como as semanas de
moda.
Devido
a facilidade de qualquer um ter um blog de moda, não há uma garantia de
qualidade. É um meio que tem acabado banalizado e vem crescendo sem nenhuma
ordenação. Foi se aproveitando desta situação, que surgiu o blog Shame on you!.
Criado
em agosto de 2011, a blogueira anônima de Shame
on you! retrata um momento de saturação dos blogs, onde de maneira crítica
e irreverente, e algumas vezes até engraçada, ela aborda gafes e erros
cometidas pelas principais escritoras destes veículos. Já são mais de 52 mil
acessos. Uma loja postou via Facebook um suposto lançamento, que era uma blusa
estampada com a banda de rock Ramones. Na foto, aparecia uma modelo vestindo a
peça anunciada, porém, com a estampa dos Beatles. Obviamente a situação foi
retratada no Shame.
Para
alguns usuários, os blogs são um complemento, um hobby, elas já tem profissão.
Em alguns casos, o trabalho se entrelaça com a vontade de produzir o conteúdo do
veículo, em outros o trabalho é diferente.
Para
Juliana, o fato de ter criado um blog e estar se dedicando inteiramente a ele, fez
com que muitas portas se abrissem para a estudante. Além de ajudar também em
sua carreira de jornalista, é claro.
– Eu adiciono
a minha experiência com blog nos currículos e os entrevistadores sempre gostam.
Minha experiência com o Quintal me
deu muito ensinamento sobre público, internet. Muita coisa bacana. E apesar de
ser um hobby, eu levo a sério, porque tem um muitos leitores esperando por
novos assuntos, novas postagens. Acaba sendo um treino - mais livre - de como
vai ser minha profissão. Além das parcerias com loja, eu tive a oportunidade de
ir a eventos e conhecer pessoas que eu não conheceria em outras circunstâncias.
Os
blogs também são paixões internacionais. Países como Estados Unidos, Alemanha,
China, estão no ranking dos dez blogs mais influentes de moda e beleza. O
quarto mais influente mundialmente e o primeiro colocado no ranking brasileiro
é o Garotas Estupidas, escrito pela Camila Coutinho, com 397 mil fãns via
Facebook e 91 mil seguidores no Twitter. Em segundo lugar, está o blog Super
Vaidosa, da Camila Coelho, também bastante conhecida por publicar tutoriais de
maquiagem no Youtube. E, em terceiro lugar, o blog Depois dos Quinze, da
blogueira e também colunista da revista feminina Capricho, Bruna Vieira.
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