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sábado, 23 de novembro de 2013

Blogs de Moda is de new black :)

Hoje em dia, é difícil saber quantas meninas não são antenadas e não ligam para blogs de moda. A internet, um dos oligopólios globais de mídias, espalhou numa velocidade extrema o tema que muitos acham bobeira, mas para outros é sinônimo de investimento, e virou até profissão. Internacionalmente, o mês de setembro é muito importante para esse mercado, no qual acontecem as principais semanas de moda no mundo. Inspiradas neste conceito, muitas blogueiras brasileiras viajam para Nova York, Londres, Milão e Paris para manter suas leitoras informadas atuando como verdadeiras repórteres via seus próprios blogs.

Entre a década de 90 e os anos 2000, assistimos a democratização das máquinas fotográficas. Elas se tornaram cada vez mais baratas, proporcionando com que as pessoas comprassem mais e com um preço acessível. Com a popularização do eletrônico, muitas pessoas começaram a registrar nas redes sociais as roupas que usavam em uma determinada ocasião, atraindo muitos comentários, é o que chamamos hoje de “look do dia”. Mesmo causando muitas controvérsias, é fato que isso chama muita atenção das leitoras dos blogs. Em 2005, esses veículos começaram a fazer sucesso.

O leitor de blog interessado em moda é exigente, e está procurando via web um conteúdo de qualidade. Com muita intensidade, o veículo foi democratizado. Qualquer pessoa, de qualquer classe social e estilo podem montar o seu blog. Umas com um foco mais glamuroso, outras com um jeito mais “barato” de se fazer moda.

A estudante de Jornalismo e blogueira Juliana Sacramento é moderadora do blog “Tem no meu quintal”. Sua página surgiu como apenas um hobby, um lugar para que ela pudesse compartilhar o que tivesse vontade. Juliana tem como enfoque uma moda mais acessível como, por exemplo, divulgação de brechós, decoração com peças mais antigas, dicas de livro e de sebo, e também “looks do dia” com peças das lojas de departamento.
Blog "Tem no meu quintal", da estudante Juliana Sacramento
– A moda acessível é uma realidade pra mim. Bolsista, estagiária, moradora da Zona Oeste. Eu nunca tive grana - nem vontade - de sair por aí e pagar quatrocentos reais numa calça. Os preços praticados no Brasil são absurdos e não ter muita grana é a realidade da maioria. Como eu sempre vesti coisas baratinhas, pensei: por quê não compartilhar isso com todo mundo e provar que dá pra se vestir bem sem gastar muito? – explica Juliana.


           
    Já Alana Ruas, blogueira há três anos do “Instinto de Vestir” e estudante de Moda, decidiu fazer um blog para compartilhar com outras pessoas as suas criações do curso que estuda. Depois, começou a achar interessante mostrar para as pessoas e também compartilhar os “looks do dia”, que mais tarde, teve que investir mais para servir de inspiração para as suas leitoras. O blog de Alana é mais conceitual.
Blog "Instinto de vestir", da estudante Alana Ruas 

– Aposto na moda conceitual devido ter uma profundidade maior e uma liberdade artística de expressão muito grande através do vestuário. Acho que é quando você realmente descobre a pura essência da moda, não ligada a modismos ou tendências temporárias – explicou Alana.

Embora os blogs permitam a democracia, já que todo mundo pode ter acesso, a famosa tag “look do dia” não pode ser incorporada nas vidas das leitoras de uma forma tão fácil. A blogueira brasileira Thássia, por exemplo, em suas fotos postadas ela usa blusa da Dolce e Gabana, sapatos da Shultz e bolsas da Hermés. São peças inspiradoras, mas pesadas no bolso de algumas leitoras.

A escala de atualização das proprietárias dos blogs de moda é diária, e, em alguns dias, as postagens são feitas mais de uma vez. Quanto mais famosa a blogueira for, mais postagens o veículo vai ter. Os conteúdos são diversos: tendências, lançamentos de produtos de alguma marca nova, dicas e comentários sobre a vestimenta de pessoas famosas em grandes eventos, como as semanas de moda.

Devido a facilidade de qualquer um ter um blog de moda, não há uma garantia de qualidade. É um meio que tem acabado banalizado e vem crescendo sem nenhuma ordenação. Foi se aproveitando desta situação, que surgiu o blog Shame on you!.
Criado em agosto de 2011, a blogueira anônima de Shame on you! retrata um momento de saturação dos blogs, onde de maneira crítica e irreverente, e algumas vezes até engraçada, ela aborda gafes e erros cometidas pelas principais escritoras destes veículos. Já são mais de 52 mil acessos. Uma loja postou via Facebook um suposto lançamento, que era uma blusa estampada com a banda de rock Ramones. Na foto, aparecia uma modelo vestindo a peça anunciada, porém, com a estampa dos Beatles. Obviamente a situação foi retratada no Shame.

Para alguns usuários, os blogs são um complemento, um hobby, elas já tem profissão. Em alguns casos, o trabalho se entrelaça com a vontade de produzir o conteúdo do veículo, em outros o trabalho é diferente. 

Para Juliana, o fato de ter criado um blog e estar se dedicando inteiramente a ele, fez com que muitas portas se abrissem para a estudante. Além de ajudar também em sua carreira de jornalista, é claro.

– Eu adiciono a minha experiência com blog nos currículos e os entrevistadores sempre gostam. Minha experiência com o Quintal me deu muito ensinamento sobre público, internet. Muita coisa bacana. E apesar de ser um hobby, eu levo a sério, porque tem um muitos leitores esperando por novos assuntos, novas postagens. Acaba sendo um treino - mais livre - de como vai ser minha profissão. Além das parcerias com loja, eu tive a oportunidade de ir a eventos e conhecer pessoas que eu não conheceria em outras circunstâncias.


Os blogs também são paixões internacionais. Países como Estados Unidos, Alemanha, China, estão no ranking dos dez blogs mais influentes de moda e beleza. O quarto mais influente mundialmente e o primeiro colocado no ranking brasileiro é o Garotas Estupidas, escrito pela Camila Coutinho, com 397 mil fãns via Facebook e 91 mil seguidores no Twitter. Em segundo lugar, está o blog Super Vaidosa, da Camila Coelho, também bastante conhecida por publicar tutoriais de maquiagem no Youtube. E, em terceiro lugar, o blog Depois dos Quinze, da blogueira e também colunista da revista feminina Capricho, Bruna Vieira.


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